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Administração do tempo

In Estratégias de pessoas on Novembro 17, 2011 at 1:42 pm

Estudos comprovam que as pessoas que sabem administrar o seu tempo ganham qualidade de vida. O planejamento das atividades diárias pode fazer toda diferença na vida das pessoas. O ditado “Tempo é Dinheiro” já está, comprovadamente, sendo substituído por “Tempo é Vida “. Muitos profissionais que dedicavam excessivas horas com o trabalho , acabaram pagando um preço alto com doenças , afastamento da família e amigos, falta de ânimo para lazer entre outras coisas e constataram que, a produtividade e a qualidade de vida aumentaram com a determinação de melhor administrarem suas horas de trabalho. Outro fator importante é a pessoa descobrir o valor e a importância do seu tempo. “O tempo é mais precioso e essencial do que o dinheiro” porque sabe-se que é impossível uma pessoa pegar emprestado o tempo de outra pessoa. Os segredos para uma boa administração de tempo são ter disciplina e uma ferramenta que auxilie na organização das tarefas diárias e usá-los regularmente. Cada pessoa pode escolher ao método que mais se identifique: uma agenda e o outlook são alguns exemplos mas, cada pessoa deverá usar o método que mais se identifique . Renata Avediane (Você S/A) nos alerta e dá dicas sobre as ferramentas que, se mal utilizadas, podem tornar-se vilões na nossa organização diária: -e.mail- escolher os momentos do dia para abrí-los . -MSN, Facebook – se particular, deixar para os momentos de lazer. -telefones e celulares- se possível, delegar o atendimento ou desligar quando estiver em uma tarefa que exija concentração. -reuniões- devem ser curtas, objetivas e bem planejadas. -cafezinhos- evitar durante o expediente, tome em momentos que estiver com tempo livre ou precisando de pausa. -interrupções e visitas inesperadas- avaliar a importância e saber dizer não, se necessário.

Crhistian Barbosa no livro A Tríade do Tempo nos diz que as tecnologias surgiram para nos poupar tempo, porém, aumentaram a velocidade com que as tarefas e os compromissos chegam a nós. Ainda, no livro, A Tríade do Tempo, ele nos ensina que para termos uma vida saudável deveríamos equilibrar o que ele chama de Tríade que são nossas atividades diárias e classificá-las em: Importantes- metas pessoais e profissionais, projetos , família e atividade física Urgentes-algo que tem que ser feito com rapidez, que exige atenção instantânea. Circunstancial- coisas que outras pessoas solicitam que se faça, imprevistos.

Para ter uma vida equilibrada deveríamos, percentualmente, gastar em tempo: 70% com tarefas IMPORTANTES 20% com tarefas URGENTES 10% com tarefas CIRCUNSTANCIAIS

7 dicas de administração do tempo do especialista em produtividade Christian Barbosa: 1.Planeje a semana. 2. Verifique e responda e.mails em horários específicos. 3.Defina objetivos. 4.Compartilhe responsabilidade. 5.Organize seu ambiente. 6.Saiba dizer não. 7.Reserve tempo para você.

Administrar o tempo traz ótimos benefícios para a vida das pessoas de todas as idades e atividades. Quem administra seu tempo ganha a paz do dever cumprido e, consequentemente, tempo para viver bem e ser feliz.

Fontes: FGV, Você S/A, livro a Tríade do Tempo.

http://www.buscasaude.com.br/coaching/administracao-do-tempo/

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