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RESPIRAÇÃO

In Meditação, Relaxamento on Junho 15, 2011 at 1:48 pm

O “pranayama” (exercício respiratório) das três etapas é uma das
técnicas ensinadas nos cursos da ONG Arte de Viver. Segundo Cristina Armelin,
coordenadora da ONG em São Paulo, a seqüência aumenta a capacidade pulmonar e
tem efeito imediato na redução do estresse

1 Deitado de costas ou sentado em uma cadeira, com os pés totalmente
apoiados no chão e a coluna ereta, coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire
profundamente, levando o ar até a região abdominal. Sinta o ar empurrar as mãos
pousadas sobre a barriga. Expire lentamente, sentindo a barriga afundar em
direção às costelas. Repita cinco vezes

2 Coloque as mãos sobre a caixa torácica. Na inspiração, sinta o ar
expandindo lateralmente as costelas. Expire lentamente, esvaziando
completamente os pulmões. Repita cinco vezes

3 Coloque as mãos sobre as clavículas. Inspire, sentindo o ar elevar
essa região superior do corpo. Expire lentamente, abaixando a parte superior do
tronco. Repita cinco vezes

4 Faça todas as respirações (abdominal, torácica e clavicular) juntas:
inspire, levando o ar até o abdômen, expandindo a caixa torácica e chegando até
a região das clavículas. Expire lentamente, até sentir o pulmão se esvaziar
totalmente. Repita cinco vezes

5 Levante-se devagar. Se estiver deitado, passe antes pela posição
sentada para não sentir tontura. De pé, inspire lentamente, preenchendo de ar o
abdômen, o tórax e a parte superior do peito. Expire vigorosamente, soltando o
ar de uma só vez e emitindo um som como “ah” junto com a expiração.
Repita de cinco a dez vezes

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