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Dicas práticas para criar um plano de marketing digital em sua

In mídias sociais on Abril 22, 2011 at 5:29 pm

Muitas vezes, quando pensamos em mídia social, o que nos vem à
mente é o vizinho de 15 anos que passa a noite conversando com os amigos no
Facebook. Mídia social, no entanto, não é voltada apenas para
adolescentes, astros do rock ou atrizes em reabilitação – trata-se de uma
importante arma comercial, responsável pelo maior impacto nos
negócios desde o advento da própria Internet.

Porém, existe a falsa noção de que a mídia social é um novo e misterioso tipo
de estratégia de marketing. Na verdade, trata-se de uma nova
ferramenta de comunicação que pode ajudar as empresas a se
envolver com clientes existentes e potenciais em nível
totalmente novo e incrivelmente produtivo.

Por que Você Deveria Usar Mídia Social

A mídia social remove as barreiras entre você, seus clientes
e seus concorrentes:

1. Percepção do cliente

Saiba exatamente o que os clientes estão pensando. Com a mídia social você
pode saber muito mais sobre os hábitos, interesses e as necessidades de seus
clientes – e o que os influencia na hora da compra.

2. Saúde da marca

Saiba como a sua marca é vista pelo seu público-alvo e o que os clientes
estão dizendo sobre a sua empresa. Descubra quem a recomenda – ou não – aos
amigos, vizinhos e colegas e (o mais importante) por quê.

3. Vantagem competitiva

Usando a mídia social, você consegue monitorar mais facilmente as atividades
de seus concorrentes e reunir informações importantes para entender por que um
cliente pode decidir pela oferta do concorrente ao invés da sua.

4. Novas oportunidades

Descubra as comunidades online relevantes para o seu público-alvo e
identifique oportunidades importantes de marketing através das quais você pode
aumentar o reconhecimento da sua marca e a sua base de clientes.

5. Geração de demanda

Gere maior demanda e percepção da sua oferta; suporte a pesquisa pré-compra e
associe sua marca a avaliações gratuitas de produtos e ofertas especiais.

Mídia Social e Marketing para Pequenas Empresas

De acordo com o Small Business Success Index, publicado pela Smith School of
Business, da Universidade de Maryland, quase 20% dos
proprietários de pequenas empresas estão atualmente integrando
a mídia social, principalmente o Facebook e o LinkedIn―à sua
estratégia de marketing. E 45% dos entrevistados disseram que
os investimentos em mídia social renderam um retorno mensurável sobre o
investimento após um ano, aproximadamente.

É claro que a melhor parte do marketing baseado em mídia
social é que, desde que você tenha acesso à internet, seus custos iniciais podem
ser de até ZERO. Centavo por centavo, comparado a outros tipos de
estratégias, o marketing feito em mídias sociais é mais barato
em termos de dinheiro, tempo e
infraestrutura, o que o torna ideal para pequenas empresas. Com
uma série de ferramentas gratuitas e fáceis de usar para publicação,
monitoramento e medição, porque não usar a mídia social para divulgar sua
empresa? Em resumo, a mídia social é uma ponderosa ferramenta de marketing que
ajudará você a:

· Iniciar conversas interativas com clientes;

· Desenvolver a presença online da sua marca;

· Promover e refinar sua oferta comercial;

· Permitir que clientes fiéis compartilhem suas histórias
com seus contatos;

· Lidar rapidamente com queixas ou preocupações
de clientes;

Mas como tudo isso realmente acontece no mundo real? Veja
alguns exemplos:

Um salão de beleza em Seattle, Washington, concentrou seus esforços de
marketing na internet. Dois anos após iniciar uma estratégia de mídia social,
75% da clientela do salão vêm do Facebook, Twitter e do blog.

Uma loja em Arkansas viu as estatísticas na web, o número de seguidores e as
interações com clientes crescer graças à mídia social e, como resultado, suas
vendas aumentaram. Segundo o proprietário, pelo menos metade da
sua divulgação nacional recebida não tem outra fonte senão a mídia social.

Como Começar

Iniciar uma estratégia de marketing baseada em mídia
social
não é necessariamente um desafio, mas é importante
planejar com antecedência e dedicar alguns recursos para isso.
Esse requisito irá diminuir consideravelmente assim que o plano estiver em
andamento.

Ouça – Identifique conversas relevantes e os lugares onde
elas acontecem. Use ferramentas gratuitas como Technorati para identificar os
tipos de mídia social onde os seus clientes conversam. Ouça atentamente ao
“burburinho” gerado pela mídia social para identificar conversas sobre a sua
empresa, seus concorrentes, o segmento onde você atua e as
questões mais importantes para os seus clientes. Configure pesquisas por
palavras-chave para identificar atividades relacionadas à sua empresa, ao seu
produto e concorrentes.

Crie uma presença – Crie uma base de
clientes
e seguidores que querem saber mais sobre a sua oferta. Crie um
blog e escreva sobre os seus produtos, serviços ou setor. Estabeleça uma
presença em sites como Facebook, LinkedIn e Twitter para que você comece a
reunir seguidores e se comunique diretamente com clientes e parceiros comerciais
em potencial. Se a sua oferta puder ser vista em formato de vídeo, crie um canal
personalizado no YouTube.

Envolva os clientes – Ajude, eduque, promova e proteja sua
marca como um participante online ativo. Informe os clientes que você está
ouvindo e implementando suas ideias. Crie seus próprios canais de mídia social e
seja um participante ativo nos sites onde os seus clientes se encontram e os
seus produtos são discutidos.

Você pode organizar as divulgações de suas redes sociais
utilizando um dos modelos gratuitos disponíveis no Grátis e Melhor. Além
disso é possível baixar templates configurados sobre fluxo de caixa, controle de
estoque, folha de férias e muito mais!

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