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Mídia social gera oportunidades para pequenas

In mídias sociais on Dezembro 9, 2010 at 4:05 pm

 

Boa Tarde pessoal e amigos leitores.

Sabemos que o filme “A Rede” que está nos cinemas do Brasil contando a história de vida do Brilhante ex-aluno de Harvard  Mark Zuckerberg, o fenômeno da Internet que criou o poderoso site www.facebook.com,  esta sendo muito comentado, aproveita para colocar uma matéria que encontrei no site www.pensandogrande.com.br para possivelmente estendermos o assunto.

Segue a matéria:

Mídia social gera oportunidades para pequenas

Um trabalho bem desenvolvido em mídias sociais pode ajudar pequenas e médias empresas a conquistarem novos mercados – esta é uma das conclusões do painel “Acesso a mercados: marketing digital – gerando negócios através das redes sociais e mídia”, do V Congresso da Pequena e Micro Indústria. O evento, que aconteceu ontem, foi promovido pela FIESP. Especialistas e executivos debateram sobre as oportunidades e os cuidados necessários para estar presente na web de maneira estratégica.

“Mais de 30% da população brasileira tem acesso a internet, são 67 milhões de usuários, a web já é o terceiro veículo em penetração no Brasil, fica atrás apenas da televisão e do rádio”, afirmou Pedro Waengertner, professor da ESPM, que iniciou o debate apresentando um panorama do atual cenário nas mídias sociais. Ele chamou atenção para um fenômeno que impactará os negócios – tanto em grandes quanto pequenas empresas. Em dois anos, a maioria dos acessos a internet será feita por dispositivos móveis, como smartphones. “Isso muda seu negócio, um consumidor poderá comparar preços em alguns cliques dentro da sua loja”, destacou o especialista.

Como começar

Os debatedores concordam em um ponto: não há uma receita pronta para uma boa ação em mídias sociais, mas existem elementos fundamentais para o sucesso. “A boa experiência do seu consumidor na internet está inteiramente ligada a uma troca. Ele não quer apenas ouvir, quer conversar com a marca, e a empresa deve estar preparada para isso”, destaca Maurício Ferreira, Gerente de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Microsoft Brasil.

Para ele, o blog corporativo é uma ferramenta estratégica principalmente para pequenas e médias empresas. “Estar na web não é mais uma opção, seu cliente já está e pode falar sobre sua empresa. Destaco três benefícios no trabalho com blog corporativo: ouvir – temos a oportunidade de escutar nossos clientes, saber o que eles querem e o que acham de nossos produtos; inteligência coletiva – ao ouvir os feed backs de nossos consumidores podemos trabalhar em cima destas percepções e a colaboração – a troca deve ser uma premissa neste trabalho”, afirma o executivo. Para ele, é preciso que a empresa tenha uma presença ativa e brilhante na web.

Planejamento é a chave

Antes de investir na internet é preciso definir suas prioridades: onde estão seus clientes, quais redes ele visitam, onde estão os influenciadores dos seus clientes, qual produto você quer vender? Para Waengertner planejamento é fundamental. Sergio Tauhata Ynemine, Editor Assistente da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, concorda. “Não existe uma regra, cada negócio tem sua especificidade. É preciso fazer um plano de negócios com sua estratégia para redes sociais”, explica. Ele reafirma a necessidade de apostar na troca com o consumidor. “Você só faz barulho nas redes se oferecer algo em troca e não apenas divulgar seu produto” finaliza.

Postado por: Camila Zanqueta

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