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Tem que ser estratégico

In Estratégias de pessoas on Outubro 23, 2010 at 8:36 pm

No encontro desta manhã promovido pela IBEF SP, a coach Mara Pascotto Martire fala sobre uma ferramenta de gestão e de desenvolvimento que promove autoconhecimento e resultado para a empresa

Setembro, 2010 – Uma parceria continuada, que estimula e apoia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional. Um processo por meio do qual o cliente expande e aprofunda a sua capacidade de aprender, aperfeiçoa o seu desempenho e eleva a sua qualidade de vida. Sabe do que estamos falando? Essa é uma definição da International Coach Federation (ICF) para a atividade de coaching, assunto da palestra conduzida por Mara Pascotto Martire na manhã desta quinta-feira na sede do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em São Paulo.

Para ilustrar o tema “Coaching – Ferramenta de Gestão e Desenvolvimento”, a consultora em gestão de pessoas e coach citou a edição 2010 do Guia VOCÊ S/A EXAME – As Melhores Empresas Para Você Trabalhar. Mara explicou que as reportagens e cases apresentados no guia revelaram que, hoje, as melhores empresas investem nas pessoas de forma que cada uma seja responsável pelo seu crescimento. “Elas criam autonomia e não dependência”, afirma a palestrante.

Na atividade de coaching a ideia é a mesma. Promovendo a reflexão pessoal, o coach instiga o cliente – o coachee – a se auto-avaliar e a achar as suas respostas. Ou seja, é um processo que prioriza o indivíduo e que se baseia em perguntas, o chamado método Socrático. “Sócrates não dava respostas. Ele fazia perguntas e instigava seu interlocutor”, lembra Mara.

Por dar ênfase ao diálogo, o coaching tem a prática do feedback como uma de suas características. E, na visão da consultora, ainda se faz muita confusão sobre o que é e como dar feedback. “Ele deve ser constante e de impacto, mas alguns o conduzem como se fosse um processo de avaliação escolar. As pessoas ainda não entendem o feedback como um reflexo positivo ou negativo de uma ação.”

Contudo, de nada adianta o diálogo e o feedback se o coaching não for estratégico. E isso só acontece se toda a organização estiver engajada. Mara lembra que as empresas presentes no Guia VOCÊ S/A EXAME estão o tempo todo balanceando as expectativas dos funcionários com os objetivos da organização. “O coaching estratégico é aquele que permite uma transformação organizacional e tem uma abordagem prática, inclusiva e integrada. Para isso, funcionários e empresa devem estar alinhados.”

Coaching nos tempos modernos
Se antigamente pensava-se em uma “empresa para toda a vida”, hoje a tendência é pensar em “aprendizado para a vida toda”. Por isso, Mara afirma que o modelo dominante de carreira é “eu aprendo, e eu aprendo por mim mesmo” e o coaching contempla tal mudança.

Isso porque ele não é apenas uma ferramenta de resolução de problemas. Aliás, esse é um dos mitos do coaching: o profissional é convidado para participar dessa atividade quando não está indo bem. Ao contrário disso, a consultora mostra que o coaching promove o aprendizado e a mudança, ajuda na comunicação e pode inclusive auxiliar na retenção de talentos. Uma vez que o profissional passa por um processo de autoconhecimento, fica mais fácil perceber se há empatia entre o seu perfil e o da empresa. “O coaching ajuda a pessoa a se avaliar e ver se se identifica com a organização”, resume Mara.

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    Por Anna Carolina Oliveira

  • http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_600915.shtml

    VOCÊ RH

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