rcoutog

Inovação ao alcance das pequenas

In clientes que sempre voltam on Outubro 22, 2010 at 11:55 pm

Inovação é um dos pilares para o desenvolvimento, crescimento e manutenção das empresas no competitivo mercado, e quando o assunto é gestão empresarial, a palavra ‘inovação’ não sai da roda. Entretanto, por onde um pequeno empresário deve começar para inovar seu negócio? Investir em inovação é garantia de sucesso no mercado? O que exatamente é inovação? O Pensando Grande conversou com Claudio Terra, CEO da TerraForum, consultoria especializada em gestão de inovação, para elucidar algumas dessas questões. Confira a seguir o bate papo.

De acordo com a última pesquisa do GEM, 83,5% das PMEs brasileiras não pensam em inovar, qual o motivo desse número tão expressivo?

Primeiro temos que definir o que é inovação. Existem duas categorias para esse conceito: em primeiro lugar podemos falar de algo radical, como uma nova tecnologia bastante complexa, por exemplo. Na segunda categoria se encaixam processos, que podem acontecer em qualquer departamento da empresa, que por alguma razão sejam diferenciados. Se pensarmos nessa perspectiva mais ampla a maioria das PMEs está inovando o tempo todo.

Mesmo assim, qual a razão para as empresas ainda investirem tão pouco em inovação?

O grande problema do pequeno e médio empresário brasileiro é que essas inovações ocorrem de forma desorganizada. PMEs não tem, por exemplo, funcionários responsáveis por pensar mecanismos de inovação. Além disso, sempre, em algum momento alguém vai copiar a sua inovação. No começo você ganha mercado, há uma janela de oportunidade onde você introduz a inovação e então você tem uma saída competitiva. As PMEs não contam com pessoas pensando em como inovar. Não há uma meta e sistematização disso.

 

Por que fundos de investimento alternativos buscam empresas inovadoras como premissa para investir?

Essas empresas de Venture Capital estão interessadas em empresas que tenham inovação tecnológica. Os investidores querem inovações que sejam difíceis de copiar para ampliar a sua vantagem no mercado.

Clique aqui para ler um post sobre venture capital.

Por onde PMEs podem começar para incluir processos inovadores na gestão de suas empresas?

Gestão de inovação precisa de uma rotina, por mais paradoxal que esse conceito possa parecer.  Criatividade é você pensar em originalidade e inovação é ser eficiente em fazer com que novas ideias sejam implementadas na sua empresa. Independentemente da onde tenham surgido essas ideias.

 

Quais primeiros passos os empresários podem dar para criar essa política de sistematização?

O que PMEs podem implementar são pessoas de qualquer área, que sejam responsáveis por organizar maneiras e métodos para que os funcionários possam contribuir com ideias de como inovar. Além disso, é importante ter uma verba destinada a isso para testes. Reuniões semanais de brainstorm também podem ser muito frutíferas. Outra boa ideia é criar um blog corporativo para os funcionários. Desse tipo de iniciativa podem sair boas ideias. A grande questão é sistematizar.

Leia mais sobre blogs corporativos aqui e sobre como aumentar a audiência do seu blog aqui.

Como lidar com os riscos que uma inovação pode trazer?

Toda inovação tem um risco. Então a dica é começar a inovar a partir das necessidades dos clientes. O principal é encontrar um cliente que queira pagar pela inovação. Determine as necessidades dele que ainda não estão sendo atendidas, para tal, fazer fóruns onde você poderá ouvir seus clientes é uma excelente saída.

 

Para saber mais, você pode consultar a biblioteca virtual da TerraForum clicando aqui.

www.pensandogrande.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: